quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Alguns benefícios da minha terapia (Até outubro de 2018).



Estou aprendendo a encarar as minhas limitações. Estou investindo na minha/meu (tolerância, paciência, autocontrole, leitura de livros, filmes, rodas de conversa, conversas sem rodas, contemplação, meditação, ouvir o(a) outro(a), ser pro-ativo, harmonia, bom-humor, amor, gratidão, empatia, generosidade, troca de experiências de vida. Enfim: ser um humano melhor).

Apreciar a natureza me ajuda a perceber o lado bom da Vida. (Mar, vegetação, montanhas, nuvens, névoas, sem construções agressivas).  Acredito que isto é o paraíso na Terra.

A natureza desperta e fortalece o meu lado saudável. Estimula o meu metabolismo, a minha resiliência, o meu sistema imunológico. È um milagre.

Até pouco tempo eu era muito solitário.

Só tinha poucos colegas, me sentia triste, desanimado. Minha interação social era apenas no Ipub / Ufrj (Psiquiatra, terapia, hospital dia, voz dos usuários).

Os pacientes traziam seus problemas,  suas dificuldades (sem soluções), suas (angústias, ansiedades, fraquezas). Eram mensagens negativas. Percebi que estas conversas me afundavam.

Comecei a descobrir que era vital, para minha saúde mental, manter um afastamento das pessoas que só traziam "lixo mental".

Assim fui ficando cada vez mais isolado.

Utilizei a terapia como oportunidade para falar, desabafar. Eu possuía uma pressão interna muito forte. Parecia que eu explodiria a qualquer momento.

Eu não estava preocupado se estava progredindo, se estava aprendendo a lidar com o meu transtorno. Eu queria libertar um pouco da minha pressão interna. (Assim como a panela de pressão contém uma válvula para liberar o excesso de vapor).

A partir de junho de 2017, comecei a frequentar um local, que me oferece opções de conviver com pessoas afins. Nós estamos participando de um processo de (aprendizado, convivência, crescimento, troca de experiências de vida).

Ao longo da minha vida conheci e frequentei por volta de treze locais. Cada um destes locais contribuiu para eu avançar na minha caminhada pela Vida. Acredito que agora encontrei o último vagão do último trem. Estou na minha praia. Com a equipe que me entrosei.

Cada reunião é única e aos poucos vou construindo uma Vida melhor.

Agora a minha terapia (por estar mais leve) pode focar mais em outros pontos e acredito que o meu progresso será mais intenso.

Acredito que este local me permitirá reforçar (e muito) o meu lado saudável. Agora estou mais (forte, resistente, preparado para lidar com (o meu transtorno e com os desafios da minha vida.)).

Me sinto mais (leve, animado, saudável, descansado, feliz, eu, crescido). Acho que nasceu uma nova era na minha jornada.

Estou construindo uma rede de relacionamento mais resistente, mais consistente até agora.

Esta era foi interrompida quando fui encontrado desmaiado no meu apto em novembro de 2017, meu cérebro foi operado, estou cumprindo tarefas (programadas por um médico neurologista), estou progredindo (mas ainda não recebi alta).

Em julho de 2018 foi trocada a minha terapeuta. É um ano novo em julho. Começa tudo de novo.

Em outubro de 2018 já fui autorizado a usar o transporte público 4 vezes por semana. É um progresso grande para quem só podia ficar na casa de repouso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário